domingo, 3 de fevereiro de 2013

... A Hipótese Gaia




...A hipótese Gaia, uma nova teoria científica, proposta pelos biólogos James Lovelock e Lynne Margulis, de que a terra é um sistema vivo unificado projetado para dar e manter a vida. Gaia é um antigo nome grego para a Mãe Criadora, um dos muitos nomes para a divindade feminina adorada durante milhares de anos como sendo a doadora e nutridora da vida. No crescente fértil, ela era Nammu, a Mãe do Universo; no Egito, era Nut; na África, era chamada de Nana buluka; nas Américas, era a Deusa da Saia de Serpente. Contudo, embora fosse invocada por diferentes nomes em diferentes lugares, em todos eles era o símbolo da nossa unidade essencial, da unidade de toda a vida nesta Terra – a Mãe de cujo útero resulta toda a vida e a quem toda a vida retorna ao morrer para renascer novamente, como os ciclos da vegetação.
Como salientou o físico Fritjof Capra, a hipótese Gaia marca de modo fundamental uma ruptura em relação às visões científicas mecanicistas dos séculos XVIII e XIX. Porém, de modo ainda mais fundamental, esta hipótese supostamente radical também pode ser vista como uma religação com tradições muito mais antigas. Agora, estamos aprendendo que estas tradições se desenvolveram por milhares de anos  em sociedades nas quais o que hoje chamamos de Consciência Ecológica – a percepção evoluída de que a terra deve ser tratada com reverência  e respeito – era um dado, simplesmente “ a maneira como as coisa são”.
Riane Eisler Todos os nomes da Deusa.

Um comentário:

  1. Excelente artigo que nos alerta para a necessidade de rever nossos conceitos. Vivemos novos tempos e precisamos de novas respostas para os problemas atuais.
    Nossos antigos conceitos guardados e tidos como tesouro de nossa civilização, já não atendem e resolvem os desafios do momento atual. Gaia está precisando de tratamento , a Pacha Mama está prestes a ir para o CTI enquanto nossas crenças e religiões insistem em continuar afirmando suas verdades estagnadas.

    ResponderExcluir